sábado, maio 07, 2005

Típico português

Já está batido aquele tema do dar no português que é tudo quanto de mau possa haver, ele é tirar macacos do nariz, atirar lixo ao chão, dar umas chapadas à mulher, meus amigos tudo isto pode até ser verdade mas não vou pactuar com tais dogmas, eu sou português e creio que estamos longe de ser assim.

Depois da bela desmarcação toca a fazer a maluquice. Já reparam que há sempre um conhecido (ou UM português, e não OS portugueses) que diz “camion”, “travage” “gásoil” e similares? Bem sei que nem todos tivemos acesso ao ensino, que muitos são das aldeias remotas e há a tendência para “personalizar” termos, mas alguém me explicas modas estilo “então tá bê”? É que em tempos, e não foi à tanto quanto isso, tudo o que tinha dentes dizia isso.
Pior que palavras ridículas só mesmo expressões ainda mais ridículas tipo a atrás referida ou o “até a barraca abana!”, ou o mais recente “é já a seguir, é que é já a seguir”, não sei se é só a mim mas assalta-me súbita vontade de esbofetear até à morte quem as profere. Este sentimento é algo de típico, é aquela repulsa que se instala quando tentamos proteger-nos do ataque voraz de que somos alvo, porque violência verbal não deixa de ser violência.

Sem comentários: