segunda-feira, maio 31, 2004

Lugares

- Já se aperceberam que, onde quer que estejam a ler este texto, já alguém por aí passou?
- Já alguma vez pensaram que no quarto onde dormem pode ter sido em tempos outra coisa qualquer? um cemitério? um templo ? um jardim ?
- Já por algum acaso se interrogaram o que não se terá passado, num mesmo sitio, com outras pessoas?

Que existem lugares especiais todos sabemos, lugares que ficam para sempre vincados na nossa memória, quer pelo que lá foi feito, quer pela companhia que se teve, por uma oportunidade perdida, pelo comportamento que não se devia ter tomado… todos nós temos tendência a guardar momentos realmente especiais, marcantes, e a esses instantes está associado (sempre) um lugar.
É no entanto estranho, que ao passar por um sitio tomamos consciência que em nós corre um sentimento forte, não que esteja escuro e tenhamos medo, mas existe efectivamente algo que urge em nos invadir, sentimentos de nostalgia ou aversão são então vividos.



Noutro prisma, é curioso pensar que onde nós estamos já alguém anteriormente habitou, num mesmo sitio onde tão felizes fomos já alguém antes de nós o foi (ou não), um mesmo lugar pôde ser palco de situações tão distintas quanto semelhantes. Um cenário pode ser eterno, os actores vão mudando.

quinta-feira, maio 27, 2004

A felicidade

Já pensaram que enquanto o povo ocidental anda todo stressado com escola, emprego, trabalho (porque não são a mesma coisa), estão os meninos de cor em África sem preocupações?? estilo, os gajos tão para lá abancados, com moscas na cara, e têm como única preocupação um naco de pão, ou simplesmente algo que possam levar à boca (...vá, pára lá com esse pensamento porno-erótico).
Ao princípio pode parecer uma comparação infeliz, bastante redutora, mas se formos ao fundo da questão eles se calhar são mais felizes (?). Ora pensem comigo, nós em casa a suar bastante porque amanhã temos algo importante para realizar, um trabalho, uma apresentação, talvez mesmo só porque amanhã é apenas mais um dia na nossa vida monótona, mas! lá do outro lado do Mediterrâneo existe gente que só pelo simples facto de comerem - as sementes que supostamente deviam semear para posteriormente colher para terem como sobreviver a longo prazo - esboçam um enorme sorriso cada vez que abocanham algo, pior! como eles geralmente não aguentam muito tempo numa paz duradoura - recebem a comida e medicamentos que deitamos fora (óbvio, porque o que é bom não lhes é dado, e só recebem quando os mantimentos passam (ou quase) de prazo) - conseguem contentar-se com o que para uma pessoa dita normal já não presta, ou seja, conseguem ser felizes com muito menos/pior qualidade.
Noutra área, já viram o quão feliz devem ser as meninas por não serem obesas?? ainda por cima quando têm a sorte de conseguir aterrar num país decente são logo recrutadas para modelo, pelo ar "exótico" que apresentam (leia-se esfomeado/a ver-se todos os ossos que possuem).

Se calhar não tenho razão.. não sei..

terça-feira, maio 25, 2004

"O verdadeiro Humor"

Man, será possível que "Os Malucos do Riso" seja mesmo vistos por tanta gente??! ou é mesmo ilusão ??? Aquilo é do mais básico que existe, piadas que toda a gente conhece, humor da mais baixa ralé. mas! (impressionantemente) tem um share tremendo, é tido já como um dos programas de culto da nossa televisão, pior! foi até copiado pela TVI que agora exibe "Os Batanetes", isto só pode ser um certificado de ignorância aos portugueses, como é possível que alguém goste (conscientemente) de perder 10min de vida a assistir àquele espectáculo degradante?! ridículo..



P.S.: O meu aplauso pelo globo de ouro de "Melhor Programa de Ficção e Comédia" 2003, mesmo sendo o prémio menos credível, sempre é um "reconhecimento"...

segunda-feira, maio 17, 2004

Teoria existencial

Quem é que nunca levantou a pesada pergunta: Por que raio um gajo morre??! Eu, claro está, já o fiz milhares de vezes e ultimamente estive a elaborar a resposta porque todos anseiam, eu sou possuidor d'A VERDADE e tal como o Prof.Alberto n'Aparição, eu quero revela-la.

O acto de morrer não é mais do que um passar para um nível superior.



Passo a explicar:
Sendo a vida um jogo, cada um de nós estará neste "nível" até que atinja um certo número de pontos, quando esse limite é alcançado, passa-se para o nível seguinte, ou seja, morre-se.

Ora, esta minha teoria explica a dúvida que subsiste desde que existe Humanidade, o porquê dos "bons" morrerem quase sempre antes dos "maus". Ora, visto que os "bons" fartam-se de pontuar é natural que passem primeiro de nível. É também explicada a razão das crianças que morrem muito cedo: é lógico que tenha havido um nível anterior, esse jogador deve ter pontuado imenso pelo que salta logo 2 ou mais níveis, nem precisa de pontuar neste para que possa "jogar" no próximo.

Mais: o sono será a pausa, e o estado de coma o "stand by", quando o jogo está a correr mal podemos sempre fazer "reset" e recomeçar (tá explicado o suicídio), o cenário, no entanto, é sempre criado no início de cada jogo pelo que as condições são sempre aleatórias.

A minha teoria só apresenta uma pequena fragilidade que é o poder que cada um de nós possui de terminar com a vida de outro ser, explico: por alguma razão tal não é frequente, sendo que, neste jogo existe um opção que nos inibe de andar a matar sem razão aparente, embora, como em qualquer jogo hajam bug's.

terça-feira, maio 11, 2004

Novidade

Projecto criado em 2003 pela mão do Messias (não, não é um disco de JC), Mercado Negro surge com um trabalho (de título homónimo) numa onda reggae em português, muito bom.RECOMENDO.

segunda-feira, maio 10, 2004

Potencialmente divino II

Desde sempre houve necessidade em acreditar no divino, perante a adversidade o Homem teve de crer em algo mais poderoso, alguém mais forte que lá do alto controlava a vida de cada um, que castigava ou ajudava quem o merecia. Porquê? Por que será que nós, quando estamos numa onda pior, temos de pedir ajuda ao transcendente?, não creio que seja por não sermos capazes de ultrapassar a dificuldade, mas porque temos sempre a tendência de pedir ajuda a algo que nos ultrapassa, é algo já automatizado, aumenta-nos a moral, dá-nos uma força extra, não é realmente preciso, mas fazemo-lo,inconscientemente talvez.

Mesmo no quotidiano há a necessidade de acreditar, em Deus, num projecto, nos outros. Existe essa fraqueza humana que é o "acreditar", podemos ser traídos ou sentirmo-nos traídos sem o ser (que é mais doloroso pois fica-se sempre numa ilusão injusta), mas é impossível fugir ao "acreditar". É humanamente impossivel sobreviver desconfiando de toda a gente, é um risco que se tem necessariamente de correr..

quarta-feira, maio 05, 2004

Potencialmente divino I

Só memo nakela... porquê que muitos de nós antes de dormir, pedem sorte ou algo similar (dinheiro)?
Porquê que sempre que fazemos merda temos logo tendência pedir desculpa a Deus?, um "Deus me perdoe" ou "AI JESUS, CRUZES CREDO".

Outro dia pus.me a divagar, e fiquei diante o eterno dilema: Porquê que antes de pensar nas consequências da porcaria que acabei de fazer e mais importante como resolver a dificuldade, eu digo a viva voz:"FODA-SE"?. Ora, esta expressao revela toda a minha preocupação perante a problemática que se levanta, que é muito mais profunda do que na realidade parece ser. Visto que, momentos antes da libertação de uma palavra tão querida quanto odiada (o "foda-se" portanto), eu pequei, EU OFENDI O SENHOR. E é aqui que eu quero chegar, o porquê que quando eu me apercebo que maltratei o Todo Poderoso, eu lhe peço perdão, muito antes até de pedir desculpa à pessoa que realmente lesei. Nisto surge outra dúvida, será que a minha atitude/acção foi mesmo ofensiva para Deus ou ele ter-se-á somente ofendido com o termo que então empreguei?? E já agora, será que acredito mesmo em Deus? ou apenas no que Ele significa? ou até, creio mesmo em algo que me ensinaram a venerar? Será que a minha preocupação é mesmo uma preocupação ou apenas mais uma expressão rotineira?, mais uma "asneira", ou apenas até um complementar da asneira.
É preocupante (potencialmente) ofender alguém que não tenho a certeza que existe?? fica a questão no ar..

Eis se não quando me lembro de outra cena potencialmente macabra: Com aquela barba por fazer, com "as Vozes" que ouvia e pela lábia que (dizem que) tinha, não seria Jesus apenas mais um janado?? E... e se fosse? imaginemos que na realidade ele não era em nada diferente de nós, a mensagem que espalhou seria menos válida?! Mensagem de paz, amor e fraternidade, de compreensão e o apelo à ajuda do próximo, não são tudo principios básicos que todos nós deviamos ter? Não existe aqui nada de transcendente, eu não preciso de ouvir o Além dizer-me que devo ser "bom", eu sei que devo e quero acreditar que existiu alguém que o conseguiu.

terça-feira, maio 04, 2004

"Olá amiguinhos", tal como está na descrição do blog, isto nasceu porque não sou menos que os outros e se tá na moda o "eu-tenho-o-meu-próprio-blog" eu também tinha de ter um, ou seja, a ideia não é fazer um blog de qualidade mas! propagar as minhas ideias/teorias demoníacas, insensatas ou mesmo possiveis por essas vossas mentes frágeis. Vou falar do abstrato, do real e até do paranormal, vou partilhar AQUI "A Verdade".

A regra d'oiro: Só vou escrever quando estiver deprimido (o que é frequente) ou quando estiver naquele tédio (estilo agora) em que não tenho nada melhor para fazer e venho para aqui cuspir umas linhas. Pelo que! escusam de me tentar para que venha divulgar "A Verdade".

P.S.: Espero que se divirtam ao ler esta bodega.